CARACTERIZANDO O PÚBLICIO EM
EJA
Como havíamos nos reportado, creio que já estejamos um pouco entendidos
sobre esta modalidade de ensino, que tem carecido de incentivo, financiamentos,
e contribuições em geral.
Hoje vamos enfocar um pouco sobre o público que compõe a modalidade em
EJA, ao passo que vamos argumentar o quanto faz-se necessário uma metodologia,
currículo, didática específicos para o mesmo.
Conforme previsto na Constituição Federal deoutubro de 1988, artigo 208 inciso I, a principal tarefa da Educação de Jovens
e Adultos, é garantir o acesso e a permanência ao ensino fundamental a todos,
também aos jovens e adultos que não tiveram
a oportunidade de estudar em idade própria – esta é a primeira característica deste público.
São aqueles que não tiveram passagens anteriores pela escola ou, ainda,
aqueles que não conseguiram acompanhar e/ou concluir a Educação Fundamental,
evadindo da escola pela necessidade do trabalho ou por histórias margeadas pela
exclusão por raça/etnia, gênero, questões geracionais, de opressão entre
outras.
São alunos na EJA jovens, adultos e idosos; homens e mulheres que lutam pela
sobrevivência nas cidades ou nos campos. Em sua maior parte, são negros e, em
especial, mulheres negras. São moradores/moradoras de localidades populares;
operários e operárias assalariados(as) da construção civil, condomínios,
empresas de transporte e de segurança; trabalhadores de atividades informais,
vinculadas ao comércio e ao setor doméstico.
O estudo do MEC /SECAD caracterizou este público como: homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos
que buscam a escola e pertencem todos à uma
mesma classe social: são pessoas com baixo poder aquisitivo, que consomem de
modo geral, apenas o básico à sua sobrevivência: aluguel, água, luz,
alimentação, remédios para seus filhos (quando os têm). O lazer fica por conta
dos encontros com as famílias ou dos festejos e eventos das comunidades as
quais participam, ligados muitas vezes às igrejas ou associações. A televisão é
apontada como principal fonte de lazer e informação. Quase sempre seus pais têm
ou tiveram uma escolaridade inferior à sua.
É indispensável chamar a atenção de que fora também previsto na referida
Constituição e na LDB/96 que é de responsabilidade dos municípios assegurar
gratuitamente aos jovens e adultos o Ensino Fundamental, aos que não puderam
efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do aluno, seusinteresses, condições de vida e de trabalho. Também cabe a esses sistemas
de ensino, viabilizar e estimular o acesso e a permanência do trabalhador na
escola, mediante ações integradas e complementares entre os diversos setores
das esferas públicas. (ponto que será tema da nossa próxima postagem!!!)
Para nossa reflexão e incentivo
diante desta realidade em EJA, faço citação à Paulo Freire, grande incentivador
do desenvolvimento deste segmento educacional, e que nos convida a sempre
acreditar que os nossos educandos são capazes desconstruir estigmas:
“Sempre recusei os fatalismos.
Prefiro a rebeldia que me confirma como gente e que jamais deixou de provar que
o ser humano é maior do que os mecanicismos que o minimizam.” (FREIRE, 1998, p.130)
No hay comentarios:
Publicar un comentario